top of page
Recentes 

Rubber - 2010


Quando Robert volta a vida, depois de abandonado em um aterro sanitário, descobre que possue incríveis e destrutivos poderes telepáticos. Depois de treinar sua "arte da destruição" em alguns objetos e animais pelo deserto o assassino decide ir para uma cidade nos arredores para perseguir uma bela garota e espalhar uma trilha de sangue e terror entre os habitantes locais. Tudo poderia sair de acordo como manda os roteiros "slasher" (onde sempre um assassino aparece do nada para matar alguém ou algum grupo em especial com requintes de tortura e sadismo) se o assassino em questão não fosse tão incomum. Robert, o assassino telepático, é um pneu!


"Rubber" é uma comédia francesa de horror sobre um pneu que volta a vida (?) e mata as pessoas com seus poderes psíquicos (??). Escrito e dirigido por Quentin Dupieux este curioso filme foi exibido em 15 de maio de 2010 na Semana da Crítica de Cannes, onde teve uma recepção crítica negativa. Segundo o indieWIRE o filme é "um dos experimentos mais bizarros com o gênero de todos os tempos." e que "se você não se acostumar com a trama nos próximos 60 minutos talvez seja desculpado se resolver atirar no diretor ao encontrá-lo". A Variety também fez uma crítica negativa, dizendo que Rubber "...não assusta, não diverte e nem é tão inteligente como ele parece pensar que é.". O The Telegraph também não foi nada positivo...


Para "Rubber" os comentários tem sido mais positivos fora de Cannes, entre os fãs doentes por filmes classe "Z" como eu, por exemplo. O filme teve uma recepção positiva em outros festivais de cinema. A Twitch Film deu ao filme uma crítica positiva dizendo que a idéia era "um tiro de meta impecável que Dupieux marcou e foi concebido" e que "o filme é de um estilo único da mais alta ordem, como se fosse um filme de arte por baixo da pele de um carneiro dos filmes B". O The Huffington Post escreveu que Quentin Dupieux foi bem-sucedido na criação de um novo estilo no gênero do entretenimento que às vezes até chega a parecer um filme tenso filme de terror, mas o resultado é uma paródia super-cerebral ao mesmo tempo idiota e inteligente".


Pode até parecer estranho, mas este projeto bizarro participou de vários outros festivais de cinema fantástico. No Festival de Cinema de Sitges o filme de Quentin Dupieux teve uma recepção positiva. O filme também foi exibido em Toronto, no After Dark Film Festival. A revista Fangoria afirmou em uma matéria que o filme "dividiu" a reação da platéia, dizendo que Rubber ganhou "enormes gargalhadas e aplausos no festival."


Sinopse: Em algum lugar do deserto californiano, um pneu telepático acorda subitamente para uma missão demoníaca, isto é, assassinar todos os seres que vir pela frente. Os habitantes da região assistem incrédulos aos crimes cometidos por esta espécie de serial killer das rodovias, que sente-se misteriosamente atraído por uma bela jovem. Em paralelo, uma investigação é lançada.

Ano: 2010 País: França Duração: 85 Minutos Direção: Quentin Dupieux Roteiro: Quentin Dupieux Produção: Gregory Bernard, Julien Berlan

Elenco: Cecelia Antoinette, Charley Koontz, David Bowe, Devin Brochu, Ethan Cohn, Gaspard Augé, Gayle Drinhaus, Hayley Holmes, Jack Plotnick, James Parks, Pete Dicecco, Roxane Mesquida, Tara Jean O'Brien, Thomas F. Duffy, Wings Hauser.

bottom of page