top of page
Recentes 

Sílení aka Lunacy - 2005


“[...] o filme que assistirão agora é um filme de terror, com toda a decadência própria desse gênero. Não é uma obra de arte. A arte hoje está meio morta, substituída pelo anúncio publicitário, pelo rosto de Narciso refletido no espelho de água. [...] O filme propõe, em essência, o debate ideológico sobre a gestão de um manicômio. Em principio, existem duas maneiras de fazê-lo. Ambas são igualmente extremas. Uma encoraja a liberdade absoluta; a outra, o método obsoleto e comprova- do de vigiar e castigar. Mas há um terceiro método que combina e reúne os piores aspectos dos dois primeiros. É o manicômio em que todos vivemos hoje.”

Jan Svankmajer


Lunacy (Sílení - 2005), que literalmente significa “Insanidade”, é uma fantasia transgressora baseada em dois contos do mestre do horror gótico Edgar Allan Poe e que combina imagens reais com a ilustre animação deo artista Jan Svankmajer. Como temas centrais desta obra estão a liberdade, a manipulação e a repressão, exercidas pela civilização e a prova da grande forma e genialidade do realizador/diretor checo. É nessa delirante alegoria à sociedade contemporânea onde encontramos o jovem Jean Berlot (Pavel Liska), um rapaz assombrado por terríveis pesadelos. Berlot trava conhecimento com Marquiz (Jan Triska), personagem inspirada no divino Marquês de Sade, um aristocrata com um glorioso apetite por blasfêmias e orgias e inicia uma odisséia “terapêutica”.


De acordo com Svankmajer, o argumento de "Lunacy" nasceu de duas histórias de Edgar Allan Poe ("The Premature Burial" e "The System of Dr. Tarr and Professor Fether") que foram incorporadas numa bizarra história que mimetizou toda a claustrofobia dos trabalhos de Poe. Um dos personagens principais, Marquiz, foi inspirado na figura de Donatien Alphonse François de Sade, conhecido como o sádico Marquês de Sade, cujos textos eram exaustivamente lidos pelo diretor e que foi fielmente retratado em sua insanidade neste filme de extrema beleza e confusão. Infelizmente, "Lunacy" nasceu para ser mais um daqueles filmes fadados à escravidão das salas dos cineclubes ou mostras de cinema vanguardista, nublando o merecido reconhecimento do trabalho deste alucinado diretor.


Jan Svankmajer nasceu em Praga, na Checoslováquia, em 1934. Estudou cenografia na Faculdade de Artes Aplicadas e manipulação de marionetes na Academia de Artes Performáticas de Praga. A diversidade criativa, um humor negro blasfemo e pontos de vista divertidos caracterizam o seu trabalho, seja ele no cinema, artes plásticas ou literatura. As suas animações já foram inúmeras vezes premiadas e como exemplo podem ser vistos no Youtube trechos de seus trabalhos como "Alice" (1988), "Flora" (1989), e "Faust" (1994), todos tidos como maravilhas da 7 arte.

LUNACY (Sílenì - 2005)

Direção: Jan Svankmajer Créditos do roteiro: Jan Svankmajer, Edgar Allan Poe e Marquês de Sade

bottom of page