Massacre - 1989
Eu estava ansioso para ver essa bagaça por dois motivos: o primeiro é que este é o filme cuja algumas cenas foram reaproveitadas no genial A Cat in the Brain (1990) do grande Lucio Fulci, provando que com uma colagem de filmes ruins se pode obter um resultado positivo. O outro motivo é o próprio diretor Andrea Bianchi, um cara capaz de realizar um Giallo deliciosamente vulgar como Nude per l'Assassino (1975) e o "clássico" Nights of Terror (1981), simplesmente um dos "melhores" piores filmes de zumbi de todos os tempos! Sim, Bianchi para mim está no mesmo nível de gente como Bruno Mattei e Luigi Batzella, mestres em fazerem merdas divertidas.
Antes de mais nada é sempre bom lembrar que se você é daqueles que gosta de filmes redondinhos, com roteiro inteligente e acabamento técnico profissional, então é melhor parar de ler por aqui e voltar para o seu Playstation 4. Massacre (ou Massacro, como acabou sendo lançado em video na Itália) é um Giallo/slasher dos mais vagabundos. A tranqueira começa com um serial killer esquartejando uma prostituta em uma autoestrada em plena luz do dia (cena que seria reaproveitada e "reeditada" em A Cat in the Brain). Depois corta para uma cena noturna, aonde vemos várias figuras vestidas de monges se reunindo num círculo em volta de uma fogueira em um cemitério (!), logo uma moça que estava desacordada atrás de uma árvore perto do círculo acorda e se junta aos seres esquisitos e descobre que eles são criaturas monstruosas (destaque para as vexatórias máscaras carnavalescas!). A essa altura o espectador se encontra confuso, pois nada até agora fez sentido algum!!! Até que alguém grita corta, e descobrimos que toda a ladainha no cemitério é uma filmagem tosca. Logo acabamos acompanhando a equipe de filmagem, com direito a reuniões da equipe e chiliques de egos.
Mas peraí, e o crime lá no comecinho?
Pois é, um serial killer anda matando garotas na região onde os manés estão rodando o filme (é claro!), um policial (Gino Concari) acompanha as filmagens, mas ele parece menos interessado em investigar, do que papar a atriz principal (Patrizia Falcone), com quem têm um romance. Nesse meio tempo, a equipe acaba sendo submetida a uma sessão espírita (!!!) como trabalho de campo. Durante o ritual eles invocam o espírito de um serial killer chamado Jack (o estripador???). Bom, até aqui se passou metade do filme, e fora o assassinato no início não acontece nenhuma morte, mas BIANCHI recheia essa pasmaceira com cenas de nudez gratuita e subtramas absurdas e diálogos ridículos (como a lésbica que canta a protagonista: "você já transou com mulher?" pergunta a garota apaixonada. "Uma vez", responde a outra, "mas eu tinha oito anos e ela sete". Puta merda!!). É na segunda metade do filme que ele engata de vez com todo mundo sendo morto sistematicamente pelo misterioso assassino, até a conclusão sobrenatural e completamente ridícula (e não vou fazer spoiler para não estragar a piada). Não falta aqueles finais falsos à la Argento, e a cena final é simplesmente patética.
Como era de se esperar as cenas mais toscas e divertidas foram espertamente surrupiadas por Lucio Fulci em A Cat in the Brain, sendo assim quem, como eu, viu o filme do Fulci primeiro, vai se estrepar, pois a pouca coisa que sobrou. Massacre simplesmente não faz jus ao título, recheado de pontos mortos e cenas dispensáveis (como a cena do cara fazendo cross-dressing), só escapa da monotonia completa graças a nudez da mulherada (se você não se interessa por mulher pelada corre o risco de terminar o filme babando no mais profundo sono) e uma ou outra situação vergonhosa. Não se pode deixar de citar a trilha e os penteados completamente datados. Assim como a já citada cena de exorcismo aonde a atriz que interpreta a médium (Anna Maria Placido em seu segundo dos três filmes que fez na vida) capricha nas caretas hilárias.
Embora seja ruim até a medula, infelizmente não chega ao nível de Nights of Terror, este sim um filme cuja a ruindade o torna completamente impágavel! Claro que como curiosidade serve como espiada, isto se você for interessado em eurohorror, caso contrário passe longe...
Massacre (1989) Direção: Andrea Bianchi Com: Gino Concari, Patrizia Falcone, Silvia Conti.