The Call of Cthulhu - 2005
The Call of Cthulhu é uma adaptação de um conto homônimo do escritor norte-americano Howard Phillips Lovecraft, produzido por Sean Branney e Andrew Leman e distribuído pela H. P. Lovecraft Historical Society. É a primeira adaptação para o cinema da famosa história de Lovecraft e utiliza o processo de Mythoscope, uma mistura de técnicas de filmagem destinadas a produzir a aparência de um filme do período de 1920.
O tom referencial se mantém nas escolhas estéticas e narrativas do filme. Logo no início da produção, Branney e Leman decidiram realiza-lo como um filme mudo em preto-e-branco. O site oficial diz que isso foi feito para mostrar a produção do média-metragem como se tivesse sido feito em 1926, período em que a história foi publicada pela primeira vez. A utilização do Mythoscope em parceria com técnicas “slo-mo” e trilha sonora vintage tiveram muito a ver com a possibilidade de se conceber para a grande tela uma estória de Lovecraft com elegância e veracidade e que dependia de um orçamento limitado. O filme tem apenas 45 minutos de duração e seu orçamento foi de 50 mil dólares.
Apesar de o filme seguir com louvor a história de Lovecraft, foram feitas algumas mudanças no texto original. No filme, os marinheiros a bordo da escuna Emma descobrem o Alert, um barco mercante, abandonado no mar ao invés de lutar com sua tripulação composta por membros da seita de Cthulhu como narra a história original. Outra alteração se dá também no episódio onde o narrador se encontra presente no momento da morte de seu tio-avô, que morreu pacificamente durante o sono, ao invés de ser convocado após a misteriosa morte do próprio, supostamente atingido por um marinheiro negro, seguidor do Culto a Cthulhu. Na história original, o narrador também não parece terminar em um manicômio ou tido qualquer pesadelos misteriosos que o levaria à insanidade.
The Call of Cthulhu foi selecionado para vários festivais de cinema, incluindo o Slamdance Film Festival e o Seattle International Film Festival. Apesar da sabedoria convencional, quem provinha de longa data, que esta história era inerentemente "infilmável", o filme recebeu uma recepção positiva na maior parte dos críticos do gênero. Paul di Filippo, da Science Fiction Weekly chegou ao ponto de chamá-lo de "a melhor adaptação de um conto de Howard Phillips Lovecraft até à data presente" acrescentando também a decisão de adaptá-lo como um filme mudo "um conceito brilhante e inovador".
The Call of Cthulhu recebeu vários prêmios, incluindo:
Melhor Longa-Metragem no Eerie Horror Film Festival (2006) Melhor Filme Americano no 23rd Avignon Film Festival (2006) Melhor Filme Escolhido pelo Público no Another Hole in the Head (2006) Vencedor no Vuze Audience Favorites (2007/2008)
The Call of Cthulhu Ano: 2005 País: EUA Direção: Andrew Leman Produção: Sean Branney e Andrew Leman Roteiro: Sean Branney Narração: Matt Foyer Elenco: John Bolen, Ralph Lucas, Chad Fifer, John Klemantaski, Jason Owens, D. Grigsby Polônia, David Mersault. Duração: 47 minutos