top of page
Recentes 

Man From Earth - 2007


Produções que afetam dogmas e paradigmas religiosos nunca são bem digeridas. É o que aconteceu com o filme MAN FROM EARTH, de Richard Schenkman, baseado em roteiro de Jerome Bixby, experiente em trabalhos para o gênero fantástico como episódios de "Além da Imaginação", "Men Into Space" e "Viagem Fantástica". Depois de passar por inúmeros festivais pelo mundo, teve uma exibição no CineFantasy, com direito a indignação de algumas testemunhas. Provavelmente é o tipo de atitude que beneficia o longa, transformando-o em cult e levando-o para a sala de aula de cursos de Filosofia e debates entre amigos.


Trata-se de um filme realmente ousado, atrevido com seus argumentos sólidos e capazes de fazer o público refletir sem precisar apresentar provas através de imagens traidoras. Basicamente toda a ação se passa num único ambiente, onde um grupo de pessoas discute a evolução humana quando um deles diz ter mais de 14.000 anos. John Oldman (David Lee Smith, de "Zodíaco") resolve reunir seus conhecidos para se despedir pois irá fazer uma viagem sem volta.


Não está prestes a morrer, nem recebeu proposta de trabalho; John precisa ir embora pois está no limite da idade em que as pessoas começam a desconfiar do motivo dele não envelhecer. O grupo, formado por rostos conhecidos experientes como os de Tony Todd (da franquia "Premonição"), John Billingsley (de "2012"), William Katt ("Espelhos do Medo 2" e "A Casa do Espanto"), Ellen Crawford ("O Soldado do Futuro"), Annika Peterson ("CSI"), Alexis Thorpe ("American Pie - O Casamento") e Richard Riehle ("Texas Chainsaw Massacre 3D"), não se convence facilmente das palavras do rapaz, sempre levantando questionamentos que qualquer pessoa faria naquela situação, mas, aos poucos, passa a ser vítima de sua dialética excepcional, tornando a situação tensa e desconfortante.


O semblante dos envolvidos lentamente se transforma à medida em que seus relatos atingem fatos conhecidos da História da Humanidade e até mesmo episódios inatingíveis da Bíblia. John não escolheu essas amizades à toa: entre eles há cientistas, historiadores e até mesmo uma fanática religiosa, resultando em uma tortura psicológica crescente e assustadora. Sem acrescentar flashbacks ou provas substanciais, apenas as palavras do "homem mais velho do mundo", Schenkman consegue a façanha de confundir o espectador com a possibilidade de tudo não se passar de uma brincadeira, como se o público fizesse parte daquele grupo de amigos.

Como você aceitaria as possibilidades de que tudo o que você acredita não passa de uma ilusão, de lendas, boatos e tal? E se a História da Humanidade não fosse realmente como você imaginava? Com questões assim a produção conduz as testemunhas da narração de John Oldman para uma viagem além dos limites da compreeensão humana sem que precise sair da poltrona. Um filme realmente excelente!

bottom of page