Sette Note in Nero - 1977
Um dos últimos filmes do Mestre Fulci antes de Zombie e sua fase grand guignol. "Premonição" (Sette Note in Nero / The Psychic) é um giallo com elementos sobrenaturais (ou seria paranormais?) que investe mais na trama surreal que no sangue e vísceras que marcaria a fase posterior do diretor, e é também seu filme mais sofisticado quanto narrativa.
Virginia Ducci (Jennifer O'Neill) é uma clarividente, que vez que outra é assaltada por visões. Quando criança ela estava na Itália quando teve a visão da mãe, na Inglaterra, cometendo suicídio, se atirando de um penhasco (cena que Fulci fez homenageando a si mesmo, citando o final de "O Segredo do Bosque dos Sonhos"). Já adulta, ela está casada com o playboy italiano Francesco Ducci (Gianni Garko, famoso pelos spaghetti westerns em que interpretava o pistoleiro Sartana).
Um dia, enquanto dirigia seu carro, perto de um túnel, Virginia tem uma série de visões, onde várias imagens compõe um quadro de uma mulher sendo emparedada, imagens que incluem um cigarro num cinzeiro, uma revista, um espelho quebrado, um homem mancando, o rosto de um homem misterioso (o ótimo Gabriele Ferzetti de "Era uma Vez no Oeste", "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade"), etc. O alinhamento dessas imagens é que construirá a cena de um assassinato.
A moça vai para a casa de campo do marido, ao encontrar o cenário semelhante ao de suas visões, tresloucadamente abre um buraco na parede e encontra uma ossada humana.
Não demora muito para a polícia identificar a ossada como sendo de uma garota desaparecida há anos, que coincidentemente era amante de seu marido, que obviamente vai preso como principal suspeito. O problema é que, além de não saber quem colocou a mulher atrás da parede, Virginia tem convicção que suas visões não é sobre esse crime, mas um crime que ocorrerá no futuro.
A protagonista será ajudada por seu terapeuta, e estudioso em paranormalidade, o doutor Luca Fattori (Marc Porel de "O Segredo do Bosque dos Sonhos"). A dupla tentará solucionar o mistério destrinchando as visões de Virginia.
"Sette Note in Nero" é um quebra-cabeça temporal, onde se embaralha passado e futuro. A trama só não se transforma numa massaroca confusa graças a condução segura de Lucio Fulci. Esse filme, como alguém disse, é um "poema sobre o tempo". No final fulci ainda faz uma homenagem ao conto "O Gato Preto" de edgar Allan Poe, obra esta que o diretor acabaria adaptando oficialmente em 1981. O bom elenco ajuda na condução da trama. destaque para a bela Jeniffer O'Neill ("Houve uma vez um Verão", "Scanners - Sua mente pode Destruir"), filha de pai descendente de irlandês e espanhol e mãe inglesa, essa beldade nasceu no Rio de janeiro em 1948, a ex-modelo dá conta do recado como a esposa paranormal e angustiada com suas visões.
Disponível, segundo a lenda, em vhs nos anos 80 pela Poletel, foi lançado recentemente em formato digital, pela Versátil Home Video, no box Giallo vol. 3, acompanhado de mais três filmes ("Cinco Bonecas para a Lua de Agosto", "No Quarto Escuro de Satã" e "Os Passos"), extras (incluindo um documentário sobre o filme). Lamenta-se apenas o fato do áudio estar em inglês e não em italiano. Eis uma oportunidade imperdível de conferir essa bela obra.
Mesmo sem baldes de sangue (que seria posteriormente marca registrada do diretor), Sette Note in Nero segura o espectador pela trama cativante e bem urdida.
Premonição (Sette Note in Nero / The Psychic / Murder to the Tune of the Seven Black Notes, Itália / 1977) Direção: Lucio Fulci Com: Jennifer O'Neill, Gabriele Ferzetti, Marc Porel, Gianni Garko.