L'aldilà - 1981
Terror nas Trevas (...E tu Vivrai nel Terrore! L'aldilà ou simplesmente L'aldilà) é a segunda parte da chamada “Trilogia da Morte” ou “Trilogia do Inferno” de Lucio Fulci (que começou com “Paura nella Città dei Morti Viventi” e terminaria com “Quella Villa Accanto al Cimitero”). A obra acabaria sendo aclamado não só como uma das obras máximas do diretor, mas como também um dos melhores filmes de horror da década de 1980.
Tudo começa em 1927, com uma fotografia em sépia, num hotel nos arredores dos pântanos da Louisiana, onde habita um pintor com ligações com ocultismo (Antoine Saint-John). O artista recebe a visita de moradores locais que o lincham até a morte, tudo na forma mais gráfica possível, com closes da nacos de carne do infeliz sendo retiradas na base de correntadas, toda essa cena de linchamento é uma auto-homenagem que Fulci faz, se referindo a um outro clássico seu, “Non si Sevizia un Paperino”, sua obra favorita. Toda essa sequência de violência se conclui com o pintor sendo crucificado numa parede.
Depois a narrativa pula para 1981, com a fotografia em cores. Agora temos Liz Merrill (Catriona MacColl, aqui creditada como Katherine MacColl), uma nova-iorquina que herda o velho e abandonado hotel, o mesmo onde ocorreu o assassinato no começo do filme, obviamente. Ainda na etapa de reformas, coisas estranhas ocorrem no velho casarão, um pintor cai de um andaime e um encanador acaba sendo morto brutalmente no porão inundado do velho hotel por uma criatura sobrenatural.
Liz ainda conhece uma misteriosa moça cega (Cinzia Monreale de “Buio Omega”, aqui creditada como Sarah Keller), que aconselha nossa protagonista a largar tudo de mão e voltar para Nova York. Na verdade o hotel seria um dos sete portões para o inferno. Ainda temos um livro de magia chamado “Eibon”, uma clara alusão ao Necronomicon de Lovecraft. Nossa protagonista conta ainda com a ajuda do Dr. John McCabe (David Warbeck de “Last Hunter”), um médico que trabalha no hospital local, de onde os mortos estão se levantando.
“L'aldilà”, ou “The Beyond” como é mais conhecido internacionalmente, é quase um remake do filme anterior, “Paura nella Città dei Morti Viventi”, com direito a citações a H. P. Lovecraft, e tudo mais, e como o anterior, na medida em que o filme avança, o roteiro vai jogando a lógica pela janela, ficando cada vez mais surreal, tomando ares de um pesadelo. Mas o resultado aqui é mais efetivo que o filme anterior. É como se Fulci maximizasse os elementos usados anteriormente. Literalmente é uma viagem surreal ao inferno.
Além do clima surreal temos o gore em profusão, com toda sorte de mutilação, incluindo olhos arrancados, gargantas rasgadas, cabeças explodindo com um tiro, rosto derretido em ácido, um outro rosto comido por aranhas, e claro, muito sangue. Cortesia do mestre Gianetto de Rossi. Destaque também para a antológica trilha sonora de Fabio Frizzi.
No elenco o destaque vai para a bela Catriona MacColl, que assume o lugar de Tisa Farrow (a irmã de Mia Farrow, que já havia trabalhado com Fulci em “Zombi 2”), que havia abandonado a carreira de atriz, sendo assim Catriona acabaria estrelando todos os três filmes da “Trilogia da Morte”, virando atriz fetiche, o que não impediu que ela recusasse um outro trabalho do diretor, “Lo Squartatore di New York”. Temos também David Warbeck, falecido prematuramente de câncer em 1997. E a marcante presença da estreante Maria Pia Marsala, a garotinha que fica cega e tem uma das mortes mais brutais do filme. Para completar, temos Al Cliver (“Zombi 2”) como um médico.
Lançado no Brasil em VHS como “Terror nas Trevas” pela extinta distribuidora Dado Group, foi relançado como “A Casa do Além” pela também extinta distribuidora Reserva Especial e em DVD faz parte do Box Obras-Primas do terror Volume 2, que saiu pela Versátil Home Vídeo.
Uma obra de poder imagético impar, “The Beyond” é um clássico arrasador do gênero, uma opus de loucura e gore para fã exigente nenhum botar defeito. Imperdível.
Terror nas Trevas / A Casa do Além (...E tu Vivrai nel Terrore! L'aldilà / L'aldilà / The Beyond, Itália,1981) Dureção: Lucio Fulci Com: Catriona MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale, Antoine Saint-John, Veronica Lazar, Larry Ray, Maria Pia Marsala, Al Cliver.