top of page

Dèmoni 2... L’Incubo Ritorna aka Demons 2, Itália - 1986


Depois do sucesso do primeiro “Demons” era natural que a dupla Lamberto Bava (direção) e Dario Argento (produção) soltassem uma continuação, sendo assim, um ano após o primeiro ataque, vem: “Dèmoni 2... L’Incubo Ritorna”.

Se o primeiro filme se passava dentro de um cinema, onde os acontecimentos sinistros coincidiam com que estava passando na tela de projeção. Aqui o cenário é um apartamento residencial, e a epidemia de monstros vem dos aparelhos de TV.

Estamos num prédio, em um dos apartamentos vai rolar o aniversário da adolescente carola e irritante Sally Day (Coralina Cataldi-Tassoni, curiosamente o nome da personagem é o mesmo de um das atrizes do filme anterior, o que deixa a coisa com cara de piada interna). Acompanhamos em outro apartamento o casal careta, George (David Edwin Knight), que apesar de ter o mesmo nome do herói do filme anterior é outro personagem, e sua esposa grávida Hannah (Nancy Brilli). No prédio há até uma academia, comandada por Hank (Bobby Rhode, o inesquecível cafetão Tom de “Demons”, aqui em outro papel de alívio cômico).

Sally Day está histérica com a possibilidade da chegada um ex, que ela odeia, na sua festa. A moça intempestiva tranca-se em seu quarto deixando a própria festa e aniversário de lado. Enquanto os convidados estão no salão, Sally está hipnotizada assistindo um filme de terror na TV, curiosamente outros vizinhos também assistem ao mesmo filme e parece que é a única coisa que está passando nos televisores das redondezas.

Similar ao primeiro “Demons”, aqui também se utiliza do recurso da metalinguagem, onde o filme que a garota assiste também conta a história de um grupo de jovens que acidentalmente ressuscita um demônio. Desta vez não há uma máscara para espalhar a maldição, como no anterior, aqui um dos possuídos do filme simplesmente sai da tela da TV e ataca Sally! Logo ela contaminará os convidados em seu apartamento, não demorará muito para que os demônios infectados ataquem o prédio inteiro.

George está preso no elevador com a prostituta Mary (Virginia Bryant), enquanto sua esposa Hannah está no apartamento, tendo que enfrentar um menino infectado, e depois um capetinha, à la Gremlins, que sai de dentro do garoto. Hank e sua turma de marombeiros tentam se refugiar na garagem, criando barricadas com os carros. Realizado basicamente com a mesma turma do primeiro “Demons”, sendo tão sem noção quanto o anterior, com muitas situações bobocas, e, claro, muito gore, mesmo assim “Demon 2” não empolga tanto. Se tornando, lá pelas tantas, um pouco cansativo.

Mais uma vez se sente a mão de Argento, já na abertura, numa piada visual envolvendo uma afiada faca com uma aparente geléia de groselha, mostrando a mesa cheia de doce para o aniversário de Sally, num travelling lateral bem ao gosto do diretor de Suspiria e Tenebre. E se no primeiro tivemos Fiore Argento, aqui o produtor coloca sua filha caçula Asia Argento, em sua estréia no cinema com apenas onze anos.

A trilha sonora também muda. Se no anterior os destaques iam para o hard rock / heavy metal, aqui a vibe é o pós-punk, com nomes como The Cult, The Smiths, Fields of Nephilim, Dead Can Dance, Peter Murphy, Gene Loves Jezebel, etc. A série acabou por aqui, mas como aconteceu com o Zombie 2 de fulci, logo pipocou vários “Demons 3”, e acreditem, até 4! Mas nenhum com ligação com a franquia, só querendo capitalizar em cima com seus títulos picaretas. O próprio Lamberto Bava chegou a relançar seu “Le Ogre”como a parte 3 da série! Não a toa, este foi lançado incluso com os dois “Demons” no Box de DVD lançado pela Cultclassic lançado por aqui.

Embora não seja tão inspirado quanto o primeiro, claro que vale dar uma conferida nesse “Demons 2”, ainda mais em tempos de filmes tão certinhos e caretas. Os dois filmes servem como variações interessantes do que atualmente tem se feito sobre filmes de zumbis.


Demons 2 – Eles Voltaram (Dèmoni 2... L’Incubo Ritorna / Demons 2, Itália / 1986) Direção: Lamberto Bava Com: David Edwin Knight, Nancy Brilli, Coralina Cataldi-Tassoni, Bobby Rhodes, Asia Argento, Virginia Bryant.

Textos Atualizados
Recentes
Arquivos
Tags
Siga-nos
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Tumblr - White Circle
bottom of page