top of page

Roh - 1989


Roh (aka Spirit, 1989) é uma cópia desavergonhada de Hellraiser, feita na Indonésia a cerca de dois anos após o lançamento do clássico de terror de Clive Barker. E por “cópia” não me refiro apenas ao conceito geral.


A sinopse segue quase que da mesma forma do filme original. Nadia (Sally Marcelina, a Kirsty desta versão) não gosta que seu pai viúvo, Bramasto/Larry (Pong Hardjatmo), se case novamente com Astria/Julia (Enny Beatrice) porque acredita que sua madrasta é uma mulher perversa. Mesmo após o casamento, Astria ainda flerta com Lukito/Frank (Hengky Tornando), o desajustado irmão mais novo de Bramasto que estuda magia negra. Astria então se envolve nos rituais do mundo dos demônios como cúmplice de Lukito com a tarefa de seduzir homens e torná-los sacrifícios pela restauração do corpo de Lukito. A aliança do cunhado nessa trama é descoberta por Nádia, o que enfurece Lukito. Eles lutam e Nádia consegue pegar o “cupu” (nome dado a Configuração de Lamentos e que lembra uma abóbora de Halloween) de Lukito, onde residem os gênios do mal.


Dirigido por Susilo S.W.D. (conhecido na Indonésia por filmar dramas e filmes familiares) esta versão conta com um orçamento de cerca de seis pence, com o sexo e a violência consideravelmente atenuados e 25% menos cenobitas. Infelizmente, o icônico Pinhead está totalmente ausente; embora vendo o resto dos efeitos funcionando, a decisão de nem mesmo se incomodar com isso provavelmente conta como uma decisão sábia. Em vez disso, temos os outros três cenobitas, de qualidade variável, como versões falsificadas dos originais. O “pinhead” feminino não é de todo ruim e também é digno de nota a troca da mulher-cenobita por um cenobita careca que cospe fogo, mas a terceira criatura se parece perturbadoramente com Tor Johnson em seus dias de Plan 9, com seus tropeços e gemidos.

O resto dos efeitos são, na melhor das hipóteses, encantadoramente ingênuos. A ressurreição de “Frank” é amplamente realizada por meio de animação stop-motion. Então, se você consegue imaginar Hellraiser dirigido por Nick Park, você está no lugar certo. Não tão divertido é o Lukito pós-ressurreição, que parece ter sido feito de mingau de aveia colorido e nota-se também que quase não há progressão em seu corpo, apesar do fornecimento de vítimas por Astria, sua “Julia”. O confronto final entre eles e os Cenobitas é particularmente fraco em comparação com o original, especialmente Astria derretendo no que só pode ser descrito como uma poça de creme com dois olhos de isopor mergulhados nela. O filme também dá pouca importância para o pai de “Kirsty” pelo menos até os minutos finais do filme. Pong Harjatmo então entrega uma interpretação até que competente para o caso.

É claro que a indústria cinematográfica na Indonésia percorreu um longo caminho desde então, mesmo no gênero terror. Filmes como Impetigore e The Queen of Black Magic agora podem facilmente ficar ao lado de produtos ocidentais, mas assim como Mystics in Bali, Roh sempre terá um espaço neste coração negro apaixonado por bagaceiras.

Textos Atualizados
Recentes
Arquivos
Tags
Siga-nos
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Tumblr - White Circle
bottom of page