Satan´s School for Girls - 1973
Depois do lançamento de O Bebê de Rosemary em 1968, a temática relacionada com cultos satânicos, ocultismo e magia negra foi bastante explorada numa infinidade de filmes do período. São tantos que é árdua a tarefa de catalogação. Mas, alguns exemplos que podem ser citados apenas como ilustração são: As Bodas de Satã (Hammer, 1968), As Filhas de Drácula (Hammer, 1971), Os Demônios (1971), O Estigma de Satanás (1971), Balada Para Satã (1971), O Feiticeiro (1972), Os Ritos Satânicos de Drácula (Hammer, 1973), O Homem de Palha (1973), A Chuva do Diabo (1975), Corrida Com o Diabo (1975), O Homem do Diabo (1976), Uma Filha Para o Diabo (1976), A Profecia (1976), A Sentinela dos Malditos (1977), Suspiria (1977), Cão do Diabo (1978), etc.
Satan´s School For Girls (1973) também aborda esse tema, sendo uma produção para a televisão de Aaron Spelling e Leonard Goldberg (da série de TV “As Panteras”, 1976/1979). É um filme curto com apenas 78 minutos, dirigido por David Lowell Rich e com elenco expressivo formado por Pamela Franklin (Os Inocentes, A Casa da Noite Eterna), Kate Jackson e Cheryl Ladd (ambas panteras da série homônima), além de Roy Thinnes (protagonista da série de FC “Os Invasores”).
A jovem Elizabeth Sayers (Pamela Franklin) decide investigar por conta própria a morte misteriosa por enforcamento de sua irmã Martha (Terry Lumley), após a polícia considerar como suicídio. Ela então vai até a escola de Salem onde sua irmã estudava e é recebida pelas antigas colegas Roberta Lockhart (Kate Jackson), Debbie Jones (Jamie Smith-Jackson) e Jody Keller (Cheryl Ladd, creditada como Cheryl Stoppelmoor), além da diretora Sra. Jessica Williams (Jo Van Fleet) e alguns professores como o severo Delacroix (Lloyd Bochner), de Psicologia, e o misterioso Clampett (Roy Thinnes), que leciona Artes Gráficas.
Ao perceber uma atmosfera sinistra no local com acontecimentos estranhos e supostos suicídios das alunas, ela descobre a relação de uma antiga lenda de 300 anos sobre a execução de oito bruxas e um culto satânico secreto nos porões da escola.
Satan´s School for Girls tem um título sonoro e chamativo, lembrando aqueles filmes toscos e divertidos dos anos 50, e o nome certamente desperta a atenção numa boa jogada de marketing, além de já revelar basicamente que a história é sobre uma escola para garotas com uma conspiração satânica.
Por ser uma produção especialmente para a televisão, a metragem é bem curta, as poucas mortes são discretas e com ausência de sangue ou violência, destacando-se apenas uma atmosfera de horror sutil. O roteiro é simples explorando a investigação por conta própria de uma jovem para entender o que motivou a morte trágica de sua irmã, com descobertas sobrenaturais e demoníacas. E apesar da história rasa e previsível, ainda é uma diversão rápida, principalmente pelo elenco de rostos conhecidos.
O filme ganhou uma refilmagem em 2000, também produzida por Aaron Spelling para a televisão, e que recebeu por aqui o título Lindas e Diabólicas, com direção de Christopher Leitch e novamente a participação da “pantera” Kate Jackson, só que dessa vez fazendo o papel de reitora da escola.
Comments