Yaratilan - 2023
Desde a sua criação em 1818 pela visionária escritora Mary Wollstonecraft Shelley, "Frankenstein" tem apaixonado seus leitores com sua mistura de assuntos viscerais e alienantes com temas especulativos, que estimulavam o pensamento na época. No cinema, o romance trouxe à luz adaptações como o experimental Frankenstein de Thomas Edison (1910), o clássico Frankenstein de James Whale (1931), partindo para os contemporâneos Re-Animator de Stuart Gordon (1985), Lisa Frankenstein de Zelda Williams e Poor Things, de Yorgos Lanthimos.
Com esta premissa, o diretor turco Çagan Irmak (Babam ve Oglum - 2005, Issiz Adam - 2008 e Ulak - 2008) nos apresenta "Yaratilan" (traduzido como "A Criatura"), seu drama histórico sobre a criatura que despertou dos mortos para ensinar os vivos.
A história gira em torno de Ziya (Taner Ölmez), um estudante de medicina ousado e determinado, com uma paixão inabalável por descobrir tratamentos para enfermidades devastadoras. Seu destino se entrelaça com Ihsan (Erkan Kolçak Köstendil), um antigo professor que caminha na delicada linha entre o brilhantismo médico e a loucura absoluta. Apesar da miséria e de uma vida desregrada, Ihsan se revela um verdadeiro confidente de Ziya, entendendo seus anseios profundos. Contudo, os experimentos audaciosos que ambos conduzem vêm com um preço muito alto a se pagar, que culmina numa espiral de morte, loucura e desespero.
“Yaratilan” nos transporta para os últimos capítulos do Império Otomano, imergindo profundamente na eterna indagação sobre o destino da raça humana e o que existe após a morte. A história tem clara inspiração de “Frankenstein”, com médicos confrontados com as repercussões de seus experimentos e como suas decisões podem afetar todos os que estão à sua volta. A fotografia maravilhosa e o tom de "soup opera" com que a história é contada dão um charme todo especial à minissérie. “Yaratilan” nos apresenta costumes de época com uma clareza de detalhes que deixariam qualquer historiador com lágrimas no olhos.
Apesar de toda a beleza inerente ao cenário que nos é contado, a incrível atuação de Erkan Kolçak Köstendil (Familya - 2016, Kara Bela - 2015 e Muhtesem Yüzyil: Kösem - 2015) é a cereja do bolo, tanto como o enigmático Professor Ihsan quanto a criatura na qual retorna. Pelos seus olhos sentimos cada punhalada social/espiritual que a Humanidade arremessa sobre aqueles que são diferentes da massa.
Em resumo, “Yaratilan” é uma excelente escolha para os entusiastas de “Frankenstein” e admiradores de narrativas situadas no cenário vitoriano e pode ser assistido via streaming na Netflix.
コメント